quinta-feira, 4 de abril de 2013

Primeiros passos em Toronto

Um montão de gente já deve ter publicado sobre isso, mas é sempre bom ver o "step-by-step" da coisa. E também é bom pra mim, enquanto escrevo, porque vou listando o que eu já fiz e o que tenho que fazer... vai que me esqueci de algo!

1. Nosso passaporte com o 'landing paper' anexado a ele é a nossa maior e mais importante ferramenta aqui no Canadá. Usamos isso pra tudo, TUDO - até que cheguem nossos benditos PR cards! Então nada de deixar o passaporte guardado no cofre quando chegar. Ele vai ser preciso para comprar celulares, contratar TV a cabo e internet, fechar contrato de aluguel, abrir conta em banco, se registrar nos serviços de apoio ao imigrante, arrumar emprego, pegar o cartão de saúde... ou seja: TUDO.

2. SIN CARD - é o Social Insurance Number e é nele que ficam registradas todas as suas atividades financeiras e tempo de trabalho. Segundo me disseram, aqui não existe esse negócio de carteira de trabalho, fica tudo registrado no seu SIN! E também seu histórico de crédito e afins. Aliás, o SIN é para ser compartilhado apenas com seu empregador, seu banco e o governo. Entretanto, como éramos/somos newcomers e não tínhamos outro documento canadense, acabamos tendo de dar nosso SIN para comprarmos os celulares...
ONDE: Service Canada Centre
Arthur Meighen Building, Floor 1
25 St Clair Avenue East 
Toronto, Ontario 
De graça.

3. OHIP - Ontario Health Insurance Plan - É o tal do plano de saúde. Atenção, é provincial, só é válido enquanto em Ontario. O que fazer se for viajar para outras províncias? Boa pergunta. No site do Service Ontario tem resposta pra isso também. Ele só vai valer depois dos 3 meses de carência, mas já pode dar entrada logo que chegar. Nós vamos hoje! Existem vários postos do Service Ontario, dá pra achar no site onde for mais conveniente. Mas, atenção! Precisa levar passaporte, landing paper e comprovante de residência - serve conta de banco, contrato de aluguel, conta de celular ou internet... como no Brasil, mesmo. Não custa nada!

4. Apoio ao imigrante. Existem vários locais que ajudam os 'newcomers'. Nós nos registramos no YMCA e a Sil está fazendo inglês num High School aqui perto de casa, eles oferecem ESL classes gratuitas - claro, tem de ser de graça para nós, viu, pessoal! O YMCA dá orientação para fazer essas coisas de início, é um "settlement counsel". Mas não ajuda a procurar emprego.
O que o YMCA faz? Orienta, apresenta o que fazer, indica vários grupos de apoio e instituições e faz o language assessment - que é o teste de nível - oficial para os imigrantes. Nem eu nem a Sil fizemos lá. Ela fez na escola em que está estudando e eu concordo com a avaliação que fizeram dela. =) E eu tenho CPE, o cara da YMCA continuou insistindo, mesmo assim, que eu deveria fazer um teste de nível! Fiquei bem puta com a situação, afinal, gastei R$ 560,00 pra fazer a porra do CPE para não ter que ficar comprovando minha proficiência, daí chego aqui e o certificado não vale pra NADA?! Ah, não, ainda não me dei por vencida! Alguém vai ter que aceitar essa bagaça! hehe

5. Emplyment services in Ontario:
- Access
- Career Foundation
- Skills for Change
Esses são os maiores, de acordo com Rudy, nosso settlement counsellor no YMCA. Vou ver em qual me inscrevo - segundo ele, basta se inscrever em um porque seu nome fica registrado numa central... Estive pensando no Access... mas sem motivo, não tenho nenhuma informação que me faça sentir assim, apenas uma simpatia com o nome, talvez? Apesar de que Skills for Change também é bem legal... hehe

Bom, acho que, por hora, é isso! Lembrando que quem estiver vindo para cá, não deixe para procurar apartamento na última hora, não deixe para alugar quando chegar aqui. A gente quase se ferrou por dar ouvido às pessoas e fechar uma casa só aqui... Demos foi é muita sorte de conseguir estar no nosso apê agora! Um mês de antecedência mínima é a praxe. Ou seja, hoje, só se acham aptos para 1 Junho e alguns para 1 Maio.  Quem chegar no meio do mês, só para o primeiro dia do segundo mês a frente, ou seja, para Junho... Aff... é, complicado, eu sei bem!!!

13 comentários:

SonhoComCanada disse...

quanta informação num post só ! rs rs
Sucesso pra vocês aí. Que dê tudo certo.

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

Marcelo disse...

Ontem fui ao IEP Conference(International Educated Professionals) e foi muito legal.Tinha palestra para todas as areas nos dois turnos.Tudo de graca, inclusive almoco.Ano q vem tem mais e n vou deixar de ir.Continuem neste caminho, expllorem ao maximo as possibilidades de ajuda ao newcomer pq isso soh durante 3 anos!Bj vizinhas!rsrsrs

IT disse...

Sil/Mel,

Tudo bem? Estou indo pra Toronto no final do mês.
Tenho dúvida do que é melhor a se fazer: alugar um apê logo de cara? ou ficar num lugar provisório por 1 ou 2 meses e depois arrumar algo fixo?
Se vcs tiverem quaisquer dicas (inclusive de lugar legal para ficar) eu agradeceria muito.
Saudações,

Jefferson

Mel disse...

Então, Marcelo, eu nem fui ao IEP porque acabei agendando de encontrar com o pessoal do oitoronto.com.br . Eu tenho colaborado com eles e foi uma boa oportunidade de conhecer as pessoas por trás de um site tão bacana, né? Mas eu acho que essas palestras são importantíssimas! Esta semana tem uma na YMCA sobre employment e a gente vai... rs... Agora, almoço de graça... é para poucos! hehehe...

Mel disse...

Jefferson, você já está a caminho de Toronto, né? Decidir onde vai ficar é completamente pessoal baseado no seu budget... rs O grande problema de um lugar temporário é que ele geralmente custa mais que o dobro de um mês num apê que vc esteja alugando. Mas, se você tiver "bala na agulha", é a melhor solução, porque daí você vem, vê e decide. Tentar fechar algo do Brasil também é complicado, porque a gente acaba fechando em lugares que não conhece, e tem que morar 1 ano por lá! O que posso fazer para te ajudar, é dizer quais bairros conheço e sei que são OK. Por exemplo:
Yonge x Eglinton é bom (mais caro, mas é bom)
Sheppard x Yong é bom (tem um condo lá que o pessoal é super simpático, fica no 155 Beecroft. Tente entrar em contato)
Marlee x Eglinton West é bom
Marlee x Lawrence West é bom
St. Clair x Bathurst é bom
Agora tudo depende da rua, do prédio, da administradora, dos vizinhos... Mas essas regiões não são uma canoa furada, tipo Don Mills (que não gostamos), Parkdale (o cara da Rogers disse que nem parece Canadá de tão zoado!), Jane x Finch... rs
Espero que tenha ajudado! Abs!!

Mel disse...

=) Obrigada, Catherine!!! =)

IT disse...

Muito obrigado pela resposta!
Já vou decidir essa semana o que fazer. As coisas passam tão rápido! :)
Boa sorte a vcs!

IT disse...

Sil/Mel,

Vcs tem o contato desse condo da 155 Beecroft, que vcs mencionaram?

IT disse...

Mel/Sil,

Tudo bem?
Vocês teriam o contato do pessoal do 155 Beecroft, que vocês citaram no comentário anterior?
Grato

Mel disse...

Olá, IT. Dei uma busca no google, e alguns contatos surgem. Pq vc não busca por Beecroft Rd?
Eu achei esse:
http://155beecroftroad.com/
Boa sorte!

Mel disse...

E esse tbm:
http://www.broadwayresidences.com/page-4.html

Anônimo disse...

Olá Mel !!!

Bom estou em Toronto e cheguei ontem .Estava justamente buscando este tipo de informações que colocou aqui, mas ainda tenho algumas duvidas sobre o "Sin Card" e "OHIP" . Para o Sin eu já posso solicitar apesar de ter acabado de chegar ? O OHIP é totalmente de graça ? pois em alguns lugares que li falava que tinha de pagar uma pequena taxa , e por fim ....não encontrei os endereços de onde solicitar . Muito Obrigado - Victor

Mel disse...

Ola, Victor!
Bem vindo a Toronto! Apesar de fazer um mês que já está aqui! A vida está corrida e acabo não conseguindo entrar muito no blog...
O endereço para solicitar o SIN está no post. Aqui em Toronto acho que só tem esse lugar, mas, de qualquer forma, é muito acessível, ao lado da estação St. Clair do metrô. E eu fiz o SIN no mesmo dia que cheguei. Se você for landed immigrant, não precisa esperar nada, não. Para outras 'categorias de visto' eu não faço idéia.
Sobre o OHIP, again, sendo imigrante, não paga nada aqui em Ontario. Sei que parece que BC tem que pagar algo, mas aqui, sem custos. A única coisa são os 3 meses de carência antes de poder começar a usar... Ah... não coloquei endereço. No site do service ontario tem todos!
Boa sorte e espero ter ajudado!