quarta-feira, 6 de março de 2013

O paradoxo dos sentimentos

Imigrar parece a adolescência; tudo tem um peso dramático. Se estamos felizes, estamos muito felizes, estamos super felizes, estamos tão felizes que não existe felicidade maior no mundo! Mas, por outro lado, se ficamos tristes, ficamos mesmo tristes. Chegamos a duvidar que as coisas realmente vão acontecer! Mas elas acontecem, e a gente vai se animando de novo a cada informação que chega, a cada pedido de atualização de documentos, de exames médicos, de tudo e qualquer coisa.

Hoje faltam 12 dias para o nosso embarque. O tempo urge, como dizem. Descobrimos que há sempre muito a ser feito, mas nem sempre o tempo parece colaborar. E quando temos muito a fazer, dá uma vontade de sentar no sofá, assistir a um programa de TV bem "acerebral" e sair da realidade por alguns minutos.

Não vou conseguir me despedir da família da minha mãe em Minas. Não vou visitar todos os lugares e nem fui a todos os médicos que tinha imaginado. A última sessão da depilação a laser ficou para o dia de "São Nunca". Agora é hora de gerenciar o tempo que nos resta, resolver as pendências mais importantes (que, acabo de descobrir, são TODAS), ver os últimos amigos queridos, cumprir os últimos dias de trabalho (sim, trabalho até dia 12/03, 06 dias antes da partida!) e tentar dormir e relaxar.

Agora estou abrindo o coração aqui no blog. Ao mesmo tempo estou cuidando da minha experiência canadense - estou escrevendo umas notinhas para o www.oitoronto.com.br como colaboradora voluntária - e sonhando sonhos de um futuro mais tranquilo.

Nossa amiga Vivi, que vai para o Quebec, tinha falado sobre a reação de alguns conhecidos e pseudo-amigos ao ficarem sabendo que estamos partindo para o Canadá. Segundo ela, as pessoas reagem da seguinte forma:
"Ah, VOCÊ vai para o Canadá?! É fácil assim, é? Eu vou ver isso também!"

Aconteceu com a gente! Ouvimos quase que as mesmas palavras... Ah, se fosse fácil!!! Quisera eu fosse assim, FÁCIL! Se fosse fácil a gente já estaria lá há uns 5 anos, quando começamos a pensar sobre imigrar. Se fosse fácil, teríamos nos mudado em 2009 mesmo. Teríamos simplesmente partido, sem espera, sem angústia, sem incertezas, sem ansiedades. Ah, se fosse fácil...

Hoje fiz uma limpa no meu já esquálido armário. Tirei 96% de tudo o que tenho de roupas e calçados - e que vou levar. Para a semana que vem, pegar as roupas que estou usando - tenho que lavar muita coisa, né? Não vou colocar roupa suja na mala!

Agora que estou pensando nisso tudo, sinto um FRIO NA BARRIGA COLOSSAL!

Um comentário:

Vivi e André disse...

Oieee meninas,

Faz tempo que não leio blogs:-)

É mt engraçado ver a cara das pessoas ao receber a notícia né? kkkk

Nessas horas que descobrimos quem são os verdadeiros e os pseudo-amigos.

Há mts seres desumanos, cuja felicidade é assistir o insucesso alheio.

Agora sou eu que estou com frio colossal na barriga.... as borboletas no estômago viraram morcegos... faltam 16 dias hu huu

beijão