terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

IELTS

Bom, pessoal, obrigada pelas mensagens de apoio, força, sorte, calma, tranquilidade, concentração, destreza, sabedoria e etc! Foi muito legal receber energias positivas de todos vocês.

O IELTS foi uma experiência interessante. Estava quase enlouquecendo, mas acho que deu tudo certo, ou quase tudo!

Sábado passado lá estava eu, na Faap, 10h10 da manhã me apresentando para os meninos da checagem, confirmando minha presença para o Speaking Exam. Detalhe, minha prova era só às 10h40... Quando confirmei minha presença, o menino perguntou se eu teria alguma objeção a fazer a prova naquele instante caso tivesse um examinador livre. Eu disse que não teria nenhum problema e, quando me viro, o examinador estava ali do meu lado...

Bom, lá fui eu, já apertamos a tecla SAP antes mesmo de eu entrar na sala e fui deixando meus objetos pessoas no lugar designado. Só podemos entrar na sala do exame com o RG ou passaporte. A entrevista foi super tranquila - e gravada, todas as provas são gravadas - ele me pediu para me apresentar, depois contar um pouco da minha experiência profissional, carreira, sonhos, essas coisas. Então ele me deu uma folha com um tema sobre o qual eu teria um minuto para me preparar e dois minutos para discorrer sobre ele. No meu caso, eu tinha de falar sobre uma cidade que visitei ou morei e dar detalhes sobre o lugar, contar porque morei lá, essas coisas. Por fim vieram as perguntas relacionadas ao tema cidades. Se eu conhecia meus vizinhos, se era possível levar uma vida saudável na cidade grande, se eu preferia cidade grande ou pequena e por que. Terminamos a entrevista depois de uns 20 minutos, às 10h40, hora em que era para eu estar começando...

As outras provas, Listening, Reading, Writing só aconteceriam a partir das 13h, então era um montão de tempo para ficar esperando. Fiquei lendo uma Super interessante que um aluno me emprestou e o tempo foi passando, passando... e passou.

Entramos todos na sala de exames e o responsável por aplicá-los era o mesmo examinador que tinha feito meu Speaking... Ele me cumprimentou na entrada, me chamou pelo meu nome e me direcionou para minha carteira. Fiquei pensando, "bom, das duas uma: ou fui muito bem na prova oral ou fui tão mal que me tornei inesquecível!" hehehe. Detalhe, ele só chamou a mim pelo nome e o fez por umas três vezes... Espero que seja um sinal positivo... =)

Enfim, o Listening. A pronúncia era clara, 90% britância, o som era limpo e o volume estava bom, não tive dificuldades em entender o que se falava, mas dei umas embananadas na hora de ligar a informação ouvida à atividade no papel. Creio que fui bem, mas certeza que errei pelo menos duas atividades. Quem for fazer o IELTS, aqueles materiais preparatórios realmente traduzem a realidade do Listening, podem praticar bastante porque o áudio só é tocado uma vez.

Reading. Uma hora. Textos e textos e textos que não acabavam mais. De repente me vi viajando no meio de um texto, lendo e não lendo nada... precisei fechar os olhos, respirar e falar, "foco". No caso do General Training, que é a prova que precisamos fazer, os textos são relacionados a ofertas de emprego, matérias de jornais, revistas, assuntos relacionados a situações mais cotidianas. Se eu tivesse que fazer o Academic acho que não teria saco... os textos são muito científicos, voltados para gráficos, estatísticas e afins. A uma hora deu em cima, terminei dois minutos antes do fim.

Writing. Uma hora. Me empolguei no primeiro, no qual deveríamos escrever uma carta a um amigo estrangeiro que está vindo ao nosso país, informando sobre qual hotel reservamos para ele dando detalhes, falando sobre pontos turísticos e sobre o que ele deveria trazer ao Brasil. Escrevi umas 250 palavras. Gastei 30 minutos. O segundo texto deveria ter um mínimo de 250 palavras e debater a questão da poluição e produção de lixo, qual impacto isso tem para o indivíduo comum, como podemos ajudar a combater esse problema, etc. Correndo (tinha só 30 minutos para escrever um texto argumentativo), coloquei no papel minhas 300 e tantas palavras e acabei faltando 1 minuto para bater o gongo. UFA! Foi tenso!

Agora vamos ver. Faltam 11 dias para postarem o resultado...
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
IELTS saturday. I was nervous, I was aware of my responsibility as the main applicant. I was early. My test was at 10h40 and I arrived at FAAP at 10h10. As I was early, the staff asked me if I had objections to start right away, I said I didn't so there I was, being interviewed.

At 13h I took the listening part of the test and it was not particularly hard to understand, it was tricky to mark down the correct answers. Shortly before 14h the reading test started and it was LONG! I was tired and felt my mind drifting away. But fortunately I was able to finish it in time.
At 15h the writing started and about 500 words were down on my answer sheet by the end of that one hour that was given us.

Now I have to wait for more 11 days to check my results... let's keep fingers crossed.

2 comentários:

Lu e Mar disse...

Oi Mel,

Legal seu post sobre o IELTS. farei o meu em abril e como fiz um preparatório no semestre passado, espero sair bem.
Nossa, vc escreve muito!! Eu suo para conseguir as 150 palavras para a carta e ainda mais para a redação!! kkkkkkkk
Ai, outro medo... o Speaking test.... eu fiquei muito nervosa no simulado e acho q no dia terei que rezar muito para manter a calma e o foco...rsrsrs
Estamos na torcida... Se Deus quiser tudo sairá bem.

Bjs, Lu

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Com certeza sua nota será muito boa. Lembro que quando fiz o meu fiquei com um pouco de receio sobre alguns pontos e quando saiu o resultado tinha ido bem. Você, com essa tranquilidade vai tirar de letra.

E a vida segue...