segunda-feira, 18 de maio de 2015

Eh preciso falar bom portugues no Canada?

Pode parecer uma questao estranha, mas, para mim, faz todo o sentido.

Como professora de ingles ha 13 anos, jornalista, leitora avida, e chata de galochas, acredito que sim, falar bom portugues eh essencial. E nao estou falando de errinhos que todos cometemos na hora de escrever aquelas palavrinhas mais complicadas, nao! Ou trocar o lhe pelo te.

A maneira como os outros nos percebem eh determinante para o sucesso que queremos alcancar. E nao estou falando de aparencia, falo de ser confiavel. E, para ser confiaveis como profissionais, precisamos nos comunicar bem, vender nosso peixe, parecer dominar aquilo que fazemos. E a lingua, bem, ela esta presente em tudo: eh essencial para fechar contratos, estabelecer metas e prazo, custos, lucros, expectativas, e direitos e deveres. Para mim, nao adianta ser um "puta" pedreiro e nao conseguir explicar por que o dinheiro acabou e a obra, ainda nao.

Ta, tudo bem, mas o que isso tem a haver com viver no Canada?, voce deve estar se perguntando. A resposta mais simples eh que ha uma grande e crescente comunidade de pessoas que falam portugues: brasileiros, portugueses, africanos. Mas a verdade eh que a coisa vai muito alem disso.

Como professora de ingles, pude notar que dominar a propria lingua fas a diferenca na hora de aprender um segundo ou terceiro idioma. Existem alguns motivos para isso:

1) Quem tem um vocabulario vasto no idioma materno, necessariamente procura a mesma gama de palavras para se comunicar na nova lingua. Vocabulario rico, variado, significa maior compreensao de texto e contexto. Em suma, voce fica mais esperto e eh mais dificil te passarem a perna na hora do "vamos ver".

2) Concordancia. Se voce escreve e fala bem na sua lingua materna, eh porque voce respeita uma serie de regras invisiveis, que ditam quais palavras devem seguir as outras, especialmente sujeito, verbo e objeto, no plural e no singular. Ou seja, voce eh claro o suficiente para que o entendam corretamente, minimizando a possibilidade daquelas famosas confusoes, falhas na comunicacao, o tal do mal-entendido. (Ps.: Eu nao me atualizei nas novas regras do portugues, entao uso e ADORO hifens!)

3) Pontuacao eh fundamental. Pontos e virgulas podem mudar completamente o sentido de uma frase. Ah, e o uso de pontuacao em ingles eh extremamente parecido com o portugues. Entao, olha la, ja eh meio caminho andado saber pontuar na lingua mae!

Mas, se voce ainda nao esta convencido, acha que estou oferecendo a visao do observador e, que, na verdade, tem que viver na pele o aprendizado do ingles para saber... bem, eu tambem tive que aprender ingles um dia!

Quando eu era adolescente, fiz um intercambio de um ano para a Australia. Fui estudar no High School, morar com familias australianas e viver a rotina do pais. Naquela epoca nao existia internet, nao do jeito que existe hoje, e eu nao falava quase nada de ingles. Passei pelo mesmo processo de cada um, sofri, mas aprendi. E com base na minha propria experiencia, digo, ter bom portugues vai ajuda-lo a falar bem qualquer idioma. Saber usar as palavras eh fundamental em qualquer situacao.

Entao, se voce esta pensando em aprender ingles, ou vir passar um tempo no Canada - ou quem sabe a vida toda - que tal retomar aqueles velhos habitos? Que tal voltar a ler um bom livro e procurar o significado de algumas palavras no dicionario? Que tal checar sua ortografia de vez em quando? Este, sim, eh um bom comeco para uma longa jornada!

2 comentários:

JC Neto disse...

Olá, conheci seu blog recentemente. Sem querer ser importuno, gostaria de perguntar sobre algumas escolas de Inglês em Toronto. Agradeceria imensamente se você pudesse indicar alguma escola para 10 semanas de curso. Achei duas escolas que há poucos brasileiros a ELT ( http://www.englishlabtoronto.com/ ) e a RCiis ( http://rciis.ca/ ), você conhece alguma delas ? Considero, também, a Eurocentres (muitos brasileiros). Se não puder responder , também agradeço, pelo excelente blog.

Mel disse...

Ola, JC Neto, acabo de ver o seu comentario, porque ja nao utilizamos muito esse blog. Nao conheco essas escolas, nao, infelizmente nao posso ajuda-lo! Mas ha muitas boas escolas, como ECC, ELS, ICLS, ILAC, Berlitz.