quinta-feira, 22 de maio de 2014

Ingles para Residentes no Canada

No meu ultimo post falei sobre como os cursos de ingles oferecidos pelos governos Federal e Municipal (os LINC e ESL da vida) nao sao os mais eficazes quando o assunto eh aprender ingles - pelo menos no nosso caso especifico. Claro que acredito que deve haver alguma escola, em algum lugar, que funcione melhor...

Hoje vou falar sobre como a Sil esta realmente aprendendo ingles. Primeiro, e mais importante, ela esta praticando, e isso se da, tambem, porque ela ja esta trabalhando, entao o contato com outras pessoas com as quais ela so pode se comunicar em ingles tambem eh muito positivo. Segundo, ela mudou de escola.

Existe outra - e pouco conhecida - alternativa para aqueles imigrantes que nao estao satisfeitos com o LINC e com o ESL. Claro que estou falando somente sobre Toronto e Ontario, nao sei como outras cidades e provincias funcionam. O Toronto District School Board oferece um programa de aprendizado para adultos, e nao se limita so ao ensino da lingua, nao. Trata-se do Adult Learning.

Qualquer pessoa residente em Toronto (cidadao, PR ou refugiado com permissao para estudar), que seja maior de 18 anos, pode se matricular no curso - desde que seja aprovado em uma extensa prova de conhecimentos de ingles e matematica. Existe o custo da matricula, $40.00 e o deposito para o material didatico a ser utilizado dentro dos proximos 12 meses; $100.00, que sera devolvido ao termino do curso desde que o material cedido ao aluno esteja em perfeitas condicoes.

A Sil esta fazendo o que se chama ESL Pathways, que equivale ao ingles do High School com foco e suporte especificos para falantes de outras linguas. O lance do Pathways siginifica que, se a Sil quiser ou precisar, esse curso dara a ela creditos da High School para poder fazer um college. Claro que ela nao precisa dos creditos, porque ja concluiu o segundo grau no Brasil, alem de ter curso universitario, se ela decidir fazer um college aqui em Ontario. Ou seja, este curso tem duracao especifica (1 ano) e um objetivo claro: fazer com que o aluno obtenha o nivel necessario para poder cursar um college.

Para quem nao esta familiarizado com a ideia de college versus university, college eh o que seria o curso tecnologo no Brasil, aquele pos-secundario de 2 anos. University eh a nossa famosa universidade de 4 anos ou mais, ao final da qual se obtem um diploma, aqui conhecido como Bachelor's degree. College eh mais 'maos-a-obra' e university eh mais 'intelectual'.

Nesse um mes que a Sil esta fazendo o curso, ela ja aprendeu muito mais do que em todo o ano passado. Ela esta escrevendo textos muito mais longos e em muito menos tempo do que tinha que fazer para o LINC - sem falar que no ESL ela nunca escreveu mais do que uma frase... Ela tem colegas de sala que tem niveis mais proximo ao dela, que falam melhor ou pior e escrevem melhor ou pior, mas que produzem muito mais do que os colegas do LINC. E as oportunidades para falar em sala sao muito maiores.

No Adult Learning Centre, ela tem provas toda semana, apresentacoes toda semana, e novos desafios toda semana. Ela ainda aprende gramatica, vocabulario e informacoes sobre a vida e cidadania canadenses. Claro que eu nunca "set foot" na sala de aula da Sil, nao posso dar meu depoimento "firsthand", mas sei o quanto ela esta se desenvolvendo e o quao realizada ela chega em casa todos os dias depois da aula.

Quem estiver num nivel 5 ou 6 no LINC deve procurar um Adult Learning Centre do TDSB e fazer o teste para admissao. Sei que so ha duas janelas de entrada para o curso, uma por semestre, e que ha o dia especifico para fazer a prova e a entrevista e a matricula, mas se quem estiver interessado procurar a escola, tenho certeza que conseguira as informacoes corretas.

Onde procurar essas informacoes:
Settlement Ontario
TDSB
Ontario Ministry of Education

Um comentário:

Unknown disse...

acredito que o melhor "curso" de ingles ela já está fazendo, que é ter essa vivência de morar num país de lingua inglesa. Isso escolas não dão. Espero que esteja tudo bem com voces.

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/