quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

11 meses

Ola, pessoal! Long time no see!

A gente realmente nao tem vindo muito aqui nesse espaco, eh verdade, mas a vida vai acontecendo e acabamos priorizando um monte de outras coisas...

Tantas coisas acontecendo e a gente fazendo 11 meses de Canada! Sim, 11 meses!

Quando se eh imigrante, quando se eh recem-chegado, o tempo tem uma forma estranha de passar; ele nao passa arrastado, mas tambem nao passa rapido demais. Em uma semana vive-se experiencias para toda a vida, e em um mes sente-se que nada aconteceu.

Ha 11 meses, quando chegamos, a Sil esperava e torcia para que nevasse, porque nunca tinhamos visto neve na rua e achavamos que seria muito legal ja chegar e ver a tal. Era meio de marco, nem havia porque nevar, jah era o ultimo dia do inverno, que estava dando lugar a primavera. Bom, pensamento forte esse o da Sil! Nevou. Nevou em diversas ocasioes depois de nossa chegada; nevou ate mesmo em abril!

Assim que, na nossa primeira semana, tivemos experiencias de toda uma vida:
- fizemos o landing
- procuramos apartamento para morar
- fizemos o SIN card
- pegamos nossos cartoes do banco e fizemos cartoes de credito
- compramos celular e fizemos um plano de telefone
- descobrimos que a neve eh escorregadia (quando derrete um pouco)
- passamos um frio do cao a -7 graus
- alugamos o apartamento
- compramos moveis na Ikea
- fizemos nossa "mudanca"

Em duas semanas fiz minha primeira entrevista de emprego. Em tres semanas, a segunda (na mesma instituicao). Em quatro semanas comecei a trabalhar. Foi rapido, bem rapido, mas nao parecia assim. Nos tinhamos o dinheiro contado, viemos com o que era preciso, entao nao havia outra opcao que nao encontrar um emprego o mais rapido possivel. Felizmente eu encontrei um emprego na minha area, mais ou menos no mesmo patamar que eu tinha no Brasil. Aparentemente tudo estava resolvido e seria facil a nossa adaptacao.

Ledo engano.

O que ninguem nos conta eh que mesmo que trabalhemos fazendo exatamente a mesma coisa que faziamos no Brasil, nada eh exatamente o mesmo. Somos duplamente cobrados (porque somos novos na empresa e porque somos novos no pais), descobrimos que a cultura da empresa eh completamente diferente, que nao existem almocos com os outros funcionarios, que nao existe uma sala dos professores e que nao existem piadinhas e aquela nocao de familiaridade, de camaradagem despretenciosa que temos no Brasil. Aqui parece tudo muito distante. Acho que nao eh, mas ate quebrarmos o iceberg que nos separa dos demais leva um tempo insano, o que nao acontece no Brasil, mesmo porque la todo mundo se mete mesmo na sua vida, descaradamente! rs

Ha 10 meses on the job eu ainda me sinto iniciante. Ainda me cobro com relacao ao ingles (que ficou mais solto, mais natural e a pronuncia ja comecou a se parecer mais com a do povo aqui), ainda viajo nas questoes culturais - como no Halloween, quando todos os professores se fantasiaram para dar aulas e eu estava la, vestida de mim mesma! Ou dia desses, quando outra professora mencionou o GROUNDHOG DAY e o fato de que se esse bichinho visse a sua sombra, pronto! Mais 6 semanas de inverno a vista! rs - mas ja sou reconhecida, chamada pelo nome, ja me fazem perguntas mais pessoais e ate me convidam para jogar futebol! rs Amizades? Ainda nao.

A Sil tambem esta trabalhando. E continua estudando. No LINC.
Esse eh um capitulo a parte! Acho que vou ter que fazer um post so sobre o ensino de ingles para os imigrantes! Mas ja adianto que nao sera um post favoravel!

Claro que a Sil tem progredido. Ela nao percebe o quanto ja caminhou, porque sempre parece que o fim ainda esta longe... E esta mesmo! Nao existe fim para o aprendizado, e sempre descobriremos uma ou outra coisa sobre a lingua ou cultura ou pais que ainda nao sabiamos! Mas a Sil esta se desenvolvendo! Muito diferente de quando ela chegou aqui, muito mais independente e resoluta!

11 meses! E posso dizer que nao foi facil, nao esta sendo facil e nao sei se algum dia sera. A adaptacao leva tempo e implica desconstruir muitas das nossas crencas sobre ate as coisas mais basicas, como limpar a casa, lavar roupas e ate mesmo caminhar nas ruas! Mas ja conquistamos um bocado de coisas e estamos caminhando para muitas outras conquistas!

3 comentários:

Pati e Temps disse...

Uau, Sil e Mel... quase 1 ano! Depois de todo o sofrimento no processo parecia que nunca aconteceria... mas aconteceu, e fico feliz demais por vcs!
Que venham os próximos anos!!!

Thiago disse...

Oi, meninas! Super feliz pelas conquistas de vcs!
Mel, imagino q o ensino para imigrantes deve ser mesmo uma porcaria. Vc tem q lembrar q estamos muito avançados aqui no Brasil no ensino de inglês. Os gringos qd vem a um BRAZTESOL da vida ficam encantados com o que se faz aqui. Vc fez CELTA, tem experiências e expectativas altas, deve levar isso em conta.
Escrevam mais vezes, adoro ter notícias de vcs!

Unknown disse...

A atrasada chegou !! rs rs
A essa altura vocês já estão com quase 1 ano e 1 mes de Canadá, certo ??

Parabéns ! Que possam comemorar muitos outros aniversários dessa mudança de vida e que muitas outras conquistas venham junto com o tempo.

abraços;
Catherine