terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Curtindo o inverno canadense: eh possivel?

E ai, sera que eh possivel curtir o inverno canadense? A resposta eh "sim".

Vamos la. Acho que todo mundo sabe  que o frio no Canada eh um dos fatores que mais afasta potenciais novos imigrantes, desencoraja aventureiros e as vezes faz com que estudantes voltem para casa mais cedo. Tambem eh sabido que o longo e frio inverno canadense eh responsavel pelos altos indices de depressao e ate mesmo suicidio. Mas nao eh o fim do mundo.

Este ano o inverno esta bem mais brando que o do ano passado. Na verdade, descobrimos que o inverno do ano passado foi um dos piores das ultimas decadas, ou seja, -40oC nao eh coisa corriqueira. Este ano nao tivemos  um "white Christmas", nao tivemos muitos dias extremamente frios e nao nos atolamos na neve e no gelo ainda. Ta vendo? Nem da para reclamar!

Inverno passado a gente decidiu que nao iria passaro inverno dentro de casa. A gente decidiu que iria fazer esportes de inverno para aproveitar o que a estacao do ano oferece. E estamos cumprindo a nossa promessa.

SKI TRIP
Ha cerca de um mes nos fomos esquiar. Foi a coisa mais incrivel do mundo! Esquiar realmente eh fantastico. Uma sensacao indescritivel quando a gente esta descendo a montanha sobre os esquis, o vento batendo no rosto, uma leve inclinada no joelho nos leva para a direcao que queremos, a neve eh macia, suave.

Como foi a nossa primeira vez, nunca tinhamos esquiado na vida, optamos por fazer um passeio mais perto de Toronto, e contratamos uma agencia de turismo especializada nesse tipo de servico. Contratamos a TNT tours e fomos ao Ski Snow Valley, em Barrie.

Saimos no sabado pela manha de Toronto, 8:30 am, e retornamos por volta das  7 pm. A empresa eh responsavel pelo traslado; o preco inclui o dia inteiro na pista, aluguel de equipamento, capacete e aula inicial. No local ainda eh possivel alugar calca e blusa de esqui.

Foi uma das melhores experiencias da minha vida. Entretanto, aqui vao algumas recomendacoes e observacoes:
1. Ski eh infinitamente mais facil do que snow boarding, especialmente para beginners, entao, para quem quiser aproveitar mais tempo de pe do que no chao, vale comecar com o ski.
2. Recomenda-se o uso de calca impermeavel. Nao eh fundamental, especialmente para o ski, que se cai pouco. Entretanto, caso nao se use a calca impermeavel, vale a pena levar uma troca de roupa, caso a calca fique molhada de quedas.
3. No resort tem um restaurante/cantina. A comida eh OK. Aparentemente a cerveja la eh mais barata do que na maioria dos pubs de Toronto. O preco da comida eh competitivo tambem, o que me surpreendeu muito, afinal, como nao se tem outra opcao para comer la por perto, era de se esperar que o resort praticasse precos abusivos. A surpresa foi muito positiva.

Esta nos nossos planos voltar la de novo antes do fim do inverno!

ICE-STAKING
Tambem estamos patinando no gelo todos os finais de semana. Nos comprometemos tanto com as atividades do inverno que ate compramos patins de gelo! E valeu super a pena, porque o preco que pagamos ja foi pago pelo numero de vezes que fomos patinar e nao tivemos de alugar os patins - que nao eh muito caro, mas vai somando...

A Sil se soltou super no gelo. Eu parecia uma pata-choca. Foi super frustrante nao conseguir sentir seguranca no gelo, nao conseguir me soltar e, principalmente, nao curtir o momento. Entao decidi dar uma ultima chance para o esporte e resolvi fazer aulas de patinacao no gelo para iniciantes!

No proprio Harbourfront Centre - onde tem um dos rinques de patinacao mais legais da cidade - sao oferecidas aulas de patins para quem nao tem nocao, iniciantes e patinadores intermediarios. Eu, claro, me matriculei nos iniciantes, afinal, quantas vezes ja tinha patinado no finado Golden Shopping em SBC na minha infancia?!

Fiz minha primeira aula domingo passado e confesso que estava muito ansiosa. Tive ate um mini-panic attack com direito a crise de choro logo que comecou a aula. Mas superei. Aprendi a fazer coisas que nao esperava, como patinar agachada, fazer curvas agachada, zigue-zaguear ao redor de uns cones e ate cair e levantar da forma correta!

Nao, nao virei craque - ainda. Mas ganhei muita confianca e gostei muito da experiencia. Ate fiquei patinando com os amigos depois do fim da minha aula! Mal posso esperar pela proxima!!! Agora a ansiedade eh positiva! =)

CONCLUSAO
O inverno esta sendo bem mais ativo, bem mais interessante, bem mais legal do que o ano passado! Entao realmente acho que vale a pena investir e se aventurar no mundo dos esportes de inverno, afinal, ja que nao se pode vence-lo, que nos juntemos a ele!